Todas as baterias já saem de fábrica com um prazo de durabilidade, que é em média de 3 a 4 anos, vai chegar um momento que ela não vai mais nem se quer ter carga para dar a partida no motor do seu veículo. E isso vai acontecer por conta do desgaste normal da bateria. Assim sendo, o melhor momento para substituir a bateria do seu carro é antes que ela acabe completamente, veja a seguir alguns sinais que vão ajudar você a identificar se a bateria está próxima do fim.
1. Dificuldade para dar a partida no motor
Se ao tentar dar a partida no motor do carro pela manhã você perceber que está com dificuldade, pode ser um sinal que sua bateria está próxima do fim. A bateria pode não estar fornecendo carga suficiente para o motor do carro ligar.
2. Luzes fracas
Se ao dar a partida no seu veículo, você notar que os faróis ou as luzes internas estão fracas, isso pode ser um forte sinal de que sua bateria está próxima do fim.
3. Luz de advertência no painel
Alguns veículos tem uma luz de advertência no formato de bateria, ela acende quando a bateria não está sendo carregada corretamente ou quando há um problema interno. Essa mesma luz também pode indicar que há um problema com o alternador ou outra parte do sistema elétrico do carro. Quando a luz acende, o melhor a se fazer é realizar uma inspeção na parte elétrica do veículo.
Se você quer saber mais sobre o sistema elétrico do carro, confira nosso artigo Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Alternador do Carro.
4. A bateria já está velha
Uma bateria dura em média de 2 a 3 anos. A vida útil da bateria pode variar de acordo, com qualidade, a forma de uso, e nos seus hábitos de condução. Então fique atento a data de fabricação da bateria que está no seu carro, se estiver próxima de 3 anos você pode fazer um teste para ver quanta vida ainda resta. Dessa maneira, você corre menos risco de ficar na mão com a bateria velha.
5. Luzes do painel funcionam, mas o carro não liga
Sua bateria está com pouca carga, a carga ainda é suficiente para manter as luzes do painel acesas, mas não tem energia suficiente para dar a partida no motor. Nesse caso não adianta ficar tentando dar a partida no veículo, entre em contato com da Garagem das Baterias que enviamos um técnico até você.
6. Terminais com corrosão
Zinabre na bateria pode indicar que a bateria está chegando ao fim. Portanto, se ao verificar a bateria você notar sobre os polos um resíduo que lembra sabão em pó, é melhor ficar atento e fazer a troca da bateria velha por uma nova antes que ela te deixe na mão. Quando o líquido da bateria vaza ele pode acabar provocando reações químicas com o metal dos polos da bateria.
7. Bateria não mantém a carga
Constantemente temos que carregar a bateria do celular, e com a bateria do seu carro não é diferente, a medida que as baterias envelhecem vão perdendo seu desempenho e a capacidade de manter a carga por mais tempo. Se sua bateria já é antiga e parece não manter mais a carga como antes, provavelmente chegou a hora de trocar sua bateria por uma nova.
8. Bateria deformada
Como já citamos nesse artigo, uma bateria de carro dura em média de 2 a 3 anos, mas isso depende de muitos fatores. Uma bateria é uma reação química confinada em uma caixa, e às vezes como qualquer reação química, as coisas podem dar errado. As laterais da caixa da bateria podem inchar ao serem expostas a temperaturas extremamente quentes ou frias. Caso isso aconteça você terá que substituir sua bateria por uma nova.
Conclusão
Fique atento a todas essas dicas sobre as baterias de carros que dificilmente seu veículo te deixará na mão em uma viagem. Se está precisando de bateria automotiva na cidade do Rio de Janeiro, entre em contato com a Garagem das Baterias e confira nossos preços, temos as melhores marcas do mercado.