O sensor de temperatura do motor de um veículo tem uma grande importância, afinal muitas operações essenciais do motor dependem do sensor de temperatura para funcionarem da forma correta. Por exemplo, o tempo da injeção de combustível e a seleção da proporção da mistura de ar para combustível.
Como o Sensor Funciona
O sensor de temperatura é um dos muitos tipos de sensores encontrados em um veículo e sua principal função é medir a temperatura do líquido de arrefecimento do radiador. Resumindo, o sensor de temperatura monitora e mede a temperatura, e em seguida, envia os dados para a unidade de controle do motor. O sensor vai regular ou ajustar a proporção da mistura ar-combustível e o tempo da ignição. Se o motor ficar muito quente, menos combustível será necessário. Por outro lado mais combustível será fornecido quando o motor ficar muito frio.
Outra função do sensor é operar os ventiladores do radiador do carro. Então quando ele detecta que a temperatura ultrapassou a margem ideal que o motor deve funcionar, os ventiladores são acionados.
Como saber se o sensor está ruim
O sensor de temperatura do motor pode estragar com o tempo, e não há como consertá-lo, a solução é fazer a troca por um novo. Um sensor defeituoso pode causar uma série de problemas que podem evoluir rapidamente para um problema mais sério se não for corrigido rapidamente. Veja a seguir dicas que vão te ajudar a identificar se o sensor está com problemas.
1- Luz do motor acesa
Se essa luz está acesa no painel do seu veículo, pode indicar que o sensor está com defeito. Isso ocorre porque quando a unidade de controle do motor detecta que há um problema com o sensor de temperatura do motor, automaticamente a luz irá acender.
2- Ventilador do sistema de arrefecimento não funciona
O sensor de temperatura do motor monitora a temperatura do motor para garantir que ele funcione na faixa de temperatura adequada. Ao ultrapassar a temperatura ideal de funcionamento do motor do carro, a ventoinha é acionada para que a temperatura seja reduzida.
3- Fumaça preta saindo do escapamento
Esse também é um sinal de que o seu carro está com problema no sensor de temperatura. Isso acontece porque quando os sensores enviam leituras de temperatura errada, a ECU “electronic control unit“, ou “unidade de controle eletrônico” passa a ajustar a mistura ar-combustível pensando que é o que o motor precisa. Quando a mistura ar-combustível fica muito rica, será difícil queimar o combustível na câmara de combustão. Ao invés disso, o combustível será queimado nos canos do escapamento, o que produz uma fumaça preta.
Quanto tempo dura um sensor de temperatura
É recomendável substituir o sensor depois que o carro atingir 160.000 quilômetros rodados, após essa quilometragem ele pode começar a apresentar defeitos. Assim que o sensor apresentar falhas, curto-circuito ou fornecer leituras incorretas, certifique-se de substituí-lo imediatamente para que o sistema de gerenciamento do motor possa funcionar corretamente.
Conclusão
O sensor de temperatura é um dos componentes mais importantes de todo o sistema de gerenciamento do motor. A unidade de controle do motor depende de suas leituras e isso afeta o desempenho do motor também. É por isso que você precisa ficar atento aos primeiros sinais quando está prestes a piorar para evitar que ocasione um problema maior. Procure um profissional imediatamente.
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