Ao entrar no seu carro você acende o farol e percebe que ele não está funcionando, ou tenta ligar o rádio e nada de funcionar. Você pode achar que o problema é na bateria do seu carro ou da sua moto. A maioria das pessoas ao perceberem isso entram em desespero, mas mantenha a calma porque é provável que seja algo bem fácil de ser resolvido. O problema pode estar em algum fusível que estragou, uma pecinha pequena mas é um dispositivo muito importante. Confira a seguir mais informações sobre fusíveis automotivos.
O que são fusíveis?
A maioria das pessoas nem mesmo sabe o que é um fusível, os fusíveis são dispositivos feitos para proteger todo o sistema elétrico do seu carro. Os primeiros tipos de fusíveis foram criados no século XIX, mas naquela época eles eram bastante diferentes das versões atuais. Fusíveis utilizados de forma correta podem interromper o fluxo de uma carga de eletricidade, e evitar que alguns dispositivos do seu carro sofram uma sobrecarga.
Os principais fusíveis de um carro
Para usar da forma correta é importante você conhecer um pouco sobre os fusíveis, eles são separados por cores, cada um com uma amperagem diferente.
- Amarelo – 20 A;
- Verde – 30 A;
- Marrom e Laranja – 5 a , 5 A;
- Transparente – 25 A;
Além de serem separados por cores diferentes, os fusíveis automotivos também são diferenciados por modelo e função. A seguir conheça os principais:
Fusíveis de lâminas
Esse modelo apresenta alta resistência térmica e são efetivos contra choques elétricos e mau contato.
Fusíveis de louça (cerâmica)
São indicados para circuitos de alta tensão, e são capazes de interromper grandes sobrecargas elétricas.
Fusíveis de vidro
Apresenta uma estrutura visível que facilita a inspeção de suas condições, e é indicado para cargas menores.
Mini Lâminas
Esses são os menores dentre os outros tipos de fusíveis, mas é muito utilizado em veículos novos.
Fusíveis Máxi
Esses são os maiores entre os outros tipos de fusíveis. Usualmente são usados para som de carros.
Como um fusível funciona?
A função de todo fusível é queimar, sim isso mesmo. Ele age como uma barreira que recebe toda a sobrecarga antes que chegue aos itens elétricos do veículo. Mas como isso é possível? Isso acontece porque dentro do fusível existe um filamento que se rompe quando a amperagem recebida é maior que a suportada. O fusível derrete e evita que a carga elétrica chegue aos itens elétricos do carro.
Problemas comuns
Um fusível pode durar 1 dia ou 1 ano, não tem como prever a durabilidade dele. Um fusível queimar não é um problema, pois ele está apenas exercendo sua função. Mas você pode ter alguns problemas caso utilize fusíveis com amperes maiores. Ao substituir um fusível fique atento a cor e amperagem correta.
Podemos nomear os fusíveis automotivos como verdadeiros seguranças dos componentes elétricos do seu carro, pois sem eles seria impossível aproveitar o conforto que o seu carro oferece. Portanto esse pequeno item do seu carro deve ter uma atenção especial para efetuar corretamente a sua função.
Procurando bateria para seu carro ou bateria de moto? Na garagem das baterias você encontra diversas marcas, basta entrar em contato que vamos até você.