Quais os perigos de andar com pneus carecas?

Todos nós sabemos que dirigir um carro com pneus carecas é perigoso, mesmo em estradas secas e bem conservadas, pois o risco de acidente é bastante alto, um pneu pode estourar do nada, ocasionando um grave acidente. Em estradas molhadas, ou esburacadas o risco é ainda maior, muitos acidentes ocorrem por causa de pneus em péssimas condições estouram. Saiba que ao rodar com seu carro com pneus carecas, estará colocando a sua vida e a vida da sua família em risco.

Banda de rodagem do pneu 

A banda de rodagem de um pneu, é toda a parte do pneu que fica em contato com o solo. É a superfície do pneu responsável pela aderência com a estrada, além de manter a estabilidade do veículo. Dirigir com seu carro em uma pista molhada, com todos os pneus carecas, não irá proporcionar aderência entre o pneu e o asfalto, proporcionando grandes chances de um acidente. Graças às bandas de rodagem dos pneus, você pode dirigir em estradas secas ou escorregadias, forçando a água para longe do pneu. Isso permite que o pneu mantenha uma aderência sólida com a estrada.

Pneus desgastados

Como já falamos mais acima, os pneus carecas são uma das maiores causas de graves acidentes, principalmente aqueles que envolvem um único veículo, em uma linha reta por exemplo. Confira a seguir o que torna os pneus desgastados tão perigosos.

Grande acúmulo de calor

Conforme o pneu vai girando em atrito com a estrada, a temperatura tende a aumentar, e o atrito gera calor, podendo causar uma explosão do pneu, fazendo com que você perca o controle do carro, especialmente em altas velocidades. Quando os pneus ainda estão em condições de uso, a banda de rodagem ajuda os pneus a resfriarem, permitindo que o ar flua entre as ranhuras. No caso de pneus carecas, não tem por onde o ar passar, ocasionando uma alta temperatura.

Aquaplanagem

Todos os pneus saem de fábrica com uma marcação indicando o limite que você poderá usar os pneus, uma certa profundidade dos sulcos do pneu na banda de rodagem. A principal tarefa das marcações dos pneus, é expelir a água, em estradas muito molhadas. Em pneus carecas, como a banda de rodagem já está bastante desgastada, os sulcos do pneu não fazem mais sua principal tarefa de forma correta, que é manter a aderência com o solo, expelindo a água. Quando os pneus não conseguem se aderir a estrada durante a aquaplanagem, devido essa falta de tração, o motorista pode perder o controle do veículo, sendo incapaz de frear, dirigir ou acelerar. 

Perda de pressão dos pneus

Pneus desgastados, não conseguem manter a pressão por muito tempo, mesmo você calibrando os pneus regularmente. Uma vez que pneus desgastados ficam com pressão insuficiente, se tornam bastante perigosos ao dirigir o seu veículo. A aderência com o solo diminuirá, não irão conseguir proporcionar estabilidade pro carro, mesmo em pistas secas. Também podem fazer com que o carro derrape em freadas bruscas. Então pense bem antes de tentar economizar seu dinheiro com pneus, pois eles estão em contato o tempo inteiro com o solo.

Explosões

Pneus em bons estados, com a banda de rodagem ainda no limite correto para uso, ajudam a reduzir as chances de sofrer uma explosão durante a condução. Quando o pneu está careca, com a banda de rodagem bastante desgastada, até mesmo ao passar em cima de um prego, poderá causar uma explosão.

Como identificar pneus ruins

Apenas observando os pneus do seu carro, você conseguirá saber se eles estão em boas condições. Observando o indicador de desgaste de rodagem, chamado TWI (banda de rodagem do pneu). Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores do que 1,6 milímetros de altura. Pneus carecas, com sulcos abaixo dessa medida, oferecem um grande risco na condução. Confira mais alguns sinais de que seus pneus estão ruins.

Barulho nos pneus

Conforme a velocidade que você andar com o carro, os pneus podem fazer um zumbido que muda de acordo com a velocidade. Isso indica que os pneus não estão em boa qualidade.

Carro balançando 

Pode ocorrer quando você está dirigindo em baixa velocidade. Isso pode fazer com que você sinta que o carro está pulando para cima e para baixo. O volante também pode se mover sozinho.

Vibração

Quando os pneus estão carecas, também pode ocorrer uma separação das tiras de aço e poliéster dentro dos pneus. Esse desgaste no pneu pode dar a entender que o veículo está desbalanceado, mas não adianta fazer balanceamento pois o problema não vai sumir, será necessário substituir o pneu.

Conclusão

Todos nós sabemos que nenhum componente dos carros dura para sempre, e mais cedo ou mais tarde será preciso substituir os pneus do seu veículo. Lembre-se de sempre verificar os pneus, para evitar maiores problemas. Agora que ficou fácil saber quando você terá que substituir os pneus do seu carro, confira também nosso artigo: veículo falhando, o que pode ser.

Gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora ou solicite sua Bateria pelo WhatsApp

Quer um Orçamento?

Nos Envie um E-mail

Entregamos em:

*Na Zona Norte entregamos em apenas alguns bairros, consulte pelo CEP.

Para baterias de carro, o frete e instalação são gratuitos.