Resumidamente, o motor de partida, mais conhecido como motor de arranque, é a peça responsável por dar o impulso inicial no funcionamento do motor principal. Ao virar a chave de ignição, o motor de arranque começa a girar, e impulsiona o motor do veículo.
É como uma manivela, aliás, os primeiros modelos de carro da Ford, lançados no início do século passado, tinham uma manivela que necessitava de trabalho manual para dar partida no motor. E naturalmente as tecnologias evoluíram até termos os motores de arranque elétricos.
Como Funciona um Motor de Arranque de Carro?
O motor de arranque de carro funciona apenas durante o momento da partida, quando a chave de ignição é virada, basicamente, ao ligar a chave de ignição, a energia elétrica armazenada na bateria é enviada para a chave magnética do motor de arranque, que juntamente com o induzido, bobinas e escovas, produzirá um campo magnético.
A partir disso o rotor começa a girar, e o pinhão se conecta com a cremalheira no volante do motor do veículo, produzindo o giro inicial no virabrequim, até que comece o processo de combustão interna e o motor de arranque pare de funcionar.
O que Acontece se o Motor de Arranque Não Funcionar?
O motor de arranque é uma peça fundamental no sistema de partida de um carro, se não funcionar da forma correta, causará muita dificuldade no processo de partida do automóvel, ao ligar a ignição o veículo pode não ligar e será necessário empurrar o carro para pegar no tranco.
Isso pode danificar outras peças, como o câmbio, por exemplo. Por isso ao perceber que o motor de partida está com algum tipo de defeito é muito importante procurar um profissional bem qualificado para resolver o problema.
Como Saber se o Motor de Arranque Está com Algum Problema?
Se ao virar a chave de ignição, o carro ascende os faróis e outros componentes eletrônicos, mas não dá partida, se for possível ouvir algum barulho estranho, como estalos, ou se o carro apresenta uma partida muito lenta, ou até mesmo se o motor de partida gira e o carro não liga, há grandes chances de o problema ser no motor de arranque.
Vale a Pena Reparar o Motor de Arranque ou é Melhor Trocar?
Decidir se é melhor trocar, ou apenas reparar o motor de arranque, é uma decisão complexa, por isso, em caso de mal funcionamento do motor de partida é aconselhável procurar um profissional bem qualificado e de confiança, assim será possível avaliar os danos. Pois muitas vezes a troca de algum componente interno da peça pode resolver o problema, em caso de danos maiores, pode ser necessário fazer a troca.
Quanto Custa Trocar ou Reparar um Motor de Arranque de carro?
O valor depende muito do tipo de reparo que precisa ser feito, se for preciso trocar apenas as escovas, por exemplo, o valor não é alto. Mas se o problema for em algum outro componente, como bobinas, induzido, o custo pode ficar muito alto, e pode surgir problemas em outros componentes que não foram trocados.
Nesse caso é importante considerar a troca do motor de partida, o valor pode variar muito de acordo com marca e modelo do veículo, ou se é um motor original ou paralelo. Tomando de exemplo um carro popular, como o Volkswagen Gol modelo 2020, o valor de um motor de partida pode variar de 500 a 800 reais.
Quanto Tempo Dura um Motor de Arranque de carro?
Sob condições de uso normal, com o sistema elétrico do veículo em bom estado, alternador, bateria, e cabos em perfeito funcionamento, um motor de partida pode suportar em média, até 10 mil acionamentos.
Como Preservar a Vida Útil do Motor de Arranque?
Cuidar da bateria do veículo, cabos, e verificar se a tensão está correta é algo muito importante, pois no momento da partida, o sistema elétrico é muito exigido, se a bateria não for capaz de fornecer toda a anergia necessária, pode causar danos nos componentes internos do motor de partida.
Conclusão
Sem dúvida nenhuma, o sistema de partida de um carro, composto pela bateria, alternador, e motor de arranque, é uma das coisas mais importantes em seu funcionamento, pois sem ele, será simplesmente impossível ligar o veículo.
Para garantir o funcionamento correto é muito importante ficar atento e sempre fazer a manutenção preventiva, ficar de olho nos pequenos sinais que o carro mostra, ao ouvir qualquer barulho anormal é importante levar o carro a um mecânico de confiança, uma atitude simples que pode evitar grandes transtornos.