Vale a Pena Recuperar a Bateria Automotiva?

O processo de recuperar uma bateria é bem mais barato que comprar uma nova. Mas será que vale a pena recuperar a bateria automotiva? Devemos considerar alguns fatores antes de tomar esta decisão.

Por exemplo, uma bateria recondicionada não terá a mesma eficiência que uma bateria nova, nem prazo de validade e garantia. Continue aqui no post para saber mais sobre o assunto.

Como Funciona a Recuperação de uma Bateria de Carro?

A recuperação de uma bateria automotiva consiste em retirar toda a solução, fazer uma lavagem interna da peça com bicarbonato de sódio, e em seguida repor a solução da bateria, reutilizando as mesmas placas.

Já na reforma da bateria, as placas danificadas são substituídas, as placas boas são reutilizadas e remontadas em uma nova caixa plástica, com uma nova solução eletrolítica.

Quanto Custa para Recuperar Uma Bateria?

Inicialmente a recuperação de uma bateria pode parecer a escolha mais econômica, já que uma bateria automotiva de 60 amperes pode custar 500 reais em média. Porém se analisar com calma, você chegará a conclusão de que a melhor escolha é adquirir uma bateria nova.

Pois uma bateria recuperada, usada e com o prazo de validade expirado, não tem mais garantia e já ultrapassou seu limite de vida útil. Assim causará muita dor de cabeça, pode simplesmente parar de funcionar quando você mais precisar do seu carro.

Quanto Tempo Dura uma Bateria Recondicionada?

A validade de uma bateria de carro nova, em média é de 2 a 3 anos, dependendo dos cuidados com sua utilização ela pode durar muito mais.

Já no caso de uma bateria recuperada não é possível determinar um prazo, pois a recuperação é feita de forma muito amadora, e sem oferecer nenhuma garantia de que a peça irá funcionar corretamente.

É Seguro Usar Uma Bateria Recuperada?

Sem dúvida não é seguro, pois a bateria de carro possui componentes internos altamente danosos à saúde do ser humano. As placas de chumbo que podem causar intoxicação a quem manusear o equipamento de forma inadequada, e a solução ácida pode causar queimaduras.

Há também o risco da bateria não funcionar corretamente ao ser instalada no veículo, resultando em curto circuito, incêndio. Podendo causar danos materiais e prejuízos, além de danos físicos sérios às pessoas envolvidas.

Conclusão

Assim podemos concluir que não vale a pena recuperar uma bateria automotiva, você deve investir um pouco mais e adquirir um produto de alta qualidade, e com garantia de fábrica. Dessa forma evitará grandes problemas que podem ocorrer por causa de uma bateria de má qualidade.

Se você está procurando uma nova bateria dê uma olhada na nossa loja, na Garagem das Baterias você encontrará as melhores baterias do mercado brasileiro, e com frete e instalação gratuitos.

Gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora ou solicite sua Bateria pelo WhatsApp

Quer um Orçamento?

Nos Envie um E-mail

Entregamos em:

*Na Zona Norte entregamos em apenas alguns bairros, consulte pelo CEP.

Para baterias de carro, o frete e instalação são gratuitos.