Quando o carro começa a falhar, fica difícil saber o que está ocasionando alguma falha no motor. Aí que começa a dor de cabeça para saber o que tem de errado no motor do seu carro. É comum em algum momento o carro apresentar algum problema, pois todas as máquinas estão sujeitas a isso. Ao perceber alguma coisa de errado com o seu veículo, não ignore ou continue andando normalmente com o carro, pois você pode agravar um simples problema. Confira a seguir alguns dos problemas mais comuns que ocorrem com todos os carros, e algumas dicas de como evitá-los.
Problemas com a partida
O motor de partida é um componente do carro que trabalha em conjunto com a bateria, para acionar o motor quando você gira a chave. Se o seu veículo está com dificuldade para ligar, pode ser algum problema na bateria. Ou também algum componente do sistema elétrico do seu carro pode estar defeituoso. Os componentes do motor de partida se desgastam com o passar do tempo, e podem parar de funcionar devido ao desgaste que acontece. Profissionais recomendam fazer a substituição do motor de arranque a cada 50 mil quilômetros rodados. Dessa forma você vai substituir o componente antes que ele te deixe na mão.
Bateria descarregada
A bateria que faz todos os componentes elétricos do carro funcionarem corretamente, e juntamente com o alternador, a bateria alimenta o sistema para dar partida no seu carro. Todas as baterias saem de fábrica com um prazo de durabilidade, que é em média de 3 a 4 anos. Vai chegar um momento que toda a carga dela vai esgotar, não vai ter carga nem mesmo para dar a partida no motor. Confira a seguir alguns sinais que a bateria apresenta quando está próximo do fim, o ideal é fazer a substituição por uma nova antes que a carga acabe completamente. Confira mais sobre esse assunto no nosso artigo: O Que Fazer Quando a Luz da Bateria do Carro Está Acesa no Painel.
1- Luzes fracas
Ao ligar o carro, se você notar que as luzes estão fracas, isso pode ser um grande sinal que a bateria do seu carro está próxima do fim.
2- Luz de advertência no painel
Grande parte dos veículos, quando o fim da bateria se aproxima, uma luz de advertência com formato de bateria acende no painel do carro, indicando que tem algo errado, fique atento.
3- A bateria já tem muito tempo de uso
A vida útil de uma bateria pode variar de acordo com o uso do veículo, como citamos acima, uma bateria dura em média de 3 a 4 anos. Fique atento à data de fabricação da bateria que está no seu carro, para saber se ela está perto do fim. Lembre-se, a melhor maneira de evitar uma bateria descarregada, é sempre fazer a substituição por uma nova, antes que ela descarregue completamente.
Alternador com defeito
O alternador que mantém a bateria do seu carro carregada e permite que o seu carro funcione, ele faz esse trabalho quando o carro está funcionando. É comum o alternador ficar com problema depois de um tempo de uso, pois as escovas começam a se desgastar. Um alternador com defeito pode desgastar sua bateria bem antes. Os sinais de um alternador com defeito, pode ocasionar um ruído incomum vindo do motor, e problemas frequentes com a bateria. Para evitar que você seja pego de surpresa por esse problema, você pode simplesmente fazer a substituição das escovas dentro do alternador.
Velas de combustível
As velas tem uma vida limitada, como qualquer outro componente do seu carro, depois de algum tempo de uso elas costumam apresentar problemas. O desgaste que ocorre normalmente, é um das principais causas de velas defeituosas. Velas ruins, irão fazer com que o seu carro consuma mais combustível, e também apresentar falhas no motor.
Conclusão
Para evitar que você fique parado em uma estrada deserta com o seu carro, fique atento a essas dicas para evitar maiores problemas. Se está precisando de uma bateria nova para o seu carro, entre em contato com a Garagem das Baterias que vamos até você. Entrega imediata ou agendada na cidade do Rio de Janeiro.
1 comentário em “Veículo falhando, o que pode ser?”
Pingback: Quais os perigos de andar com pneus carecas?