Moto com Pane Elétrica, O que Fazer?

Você está pronto para pegar a estrada em sua moto, quando de repente, percebe que não há energia elétrica suficiente para ligar o motor. Pode haver uma pane elétrica na moto.

Sem dúvida é uma situação frustrante ou até desesperadora. Afinal, com a bateria descarregada, sua moto não dará partida, mas com algumas dicas simples, você pode lidar facilmente com uma moto com pane elétrica.

O que Fazer Diante de uma Pane Elétrica?

Primeiramente, identifique a causa do problema. Existem várias causas para uma pane elétrica, algumas delas são:
Bateria descarregada;
Algum fusível queimado;
Problema com a ignição;
Ou problema com o alternador.

Portanto, você deve entender o que está causando o problema antes de tomar qualquer medida.

Como Resolver uma Pane Elétrica na Moto?

Caso a bateria esteja descarregada, você deve usar um carregador de bateria para recarregá-la. Porém certifique-se de utilizar um carregador de bateria confiável e siga as instruções do fabricante.

Se houver fusível queimado, substituí-lo é uma solução simples. Mas se o problema estiver relacionado à ignição, ou alternador, leve a moto a uma oficina mecânica especializada.

É Possível Evitar uma Pane Elétrica?

Sim, mas para isso a manutenção elétrica deve ser feita regularmente. Verifique a carga da bateria, o funcionamento dos faróis, assim como as luzes de sinalização, alternador, regulador de voltagem, entre outros.

Pois isso é fundamental para garantir o bom funcionamento e a segurança na hora de pilotar.

Fuga de Corrente Pode Causar Pane Elétrica?

Sim, por isso verifique se há lâmpadas acesas ou acessórios da moto que possam estar drenando a bateria. nesse caso, desligue-os antes de tentar dar partida na moto novamente.

Você também deve verificar se há cabos soltos ou corroídos, pois isso pode causar uma queda na voltagem da bateria.

Pode Haver Problema Nas Conexões Elétricas?

Veja também as conexões elétricas da moto. Certifique-se de que elas estão limpos, secas e bem apertadas. Se houver oxidação ou corrosão nos terminais, limpe e aplique um anti-oxidante.

Mas se as medidas acima não resolverem o problema, possivelmente o sistema elétrico da moto tem algum problema mais grave. Sendo assim, leve a moto a um profissional especializado para fazer uma avaliação mais precisa.

Conclusão

Em resumo, lidar com pane elétrica na moto é bem desagradável, mas com alguns passos simples, você solucionará facilmente a causa do problema.

Identifique a causa do problema antes de tomar qualquer medida drástica. Porém se você não se sentir confortável em fazer a manutenção, procure uma oficina mecânica especializada.

Com as medidas certas, você será capaz de cuidar da sua moto adequadamente e desfrutar de suas aventuras na estrada com a confiança de que tudo está funcionando corretamente.

Gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ligue agora ou solicite sua Bateria pelo WhatsApp

Quer um Orçamento?

Nos Envie um E-mail

Entregamos em:

*Na Zona Norte entregamos em apenas alguns bairros, consulte pelo CEP.

Para baterias de carro, o frete e instalação são gratuitos.